MOSCAS
São conhecidas cerca de 150 mil espécies de moscas, que vivem em praticamente todos os ambientes do mundo e cujas larvas e adultos consomem quase todo tipo de alimento, desde sangue, excrementos e carne em decomposição até madeira, frutas e néctar.
Mosca domestica: É a mosca mais conhecida nos centros urbanos, Musca domestica, que pode medir de 10 a 14 mm em sua fase adulta. É a espécie mais importante, pois além de ser extremamente bem adaptada ao ambiente, é bastante incômoda e pode transmitir mais de uma centena de organismos patogênicos (vírus, bactérias, protozoários, helmintos) para o homem e animais domésticos. As moscas adultas vivem cerca de 30 dias. Este inseto é atraído por diferentes odores chegando a voar cerca de 1.000 a 3.000 m em 24 horas.
Mosca varejeira: Outra mosca também conhecida pelos problemas e incômodos que causa é a Mosca-Varejeira. São moscas de grande tamanho, geralmente possuem uma coloração verde azulado metálico. Algumas espécies (Dermatobia hominis) depositam por lesão uma única larva esbranquiçada conhecida por berne, produzindo uma miíase nodular cutânea; outras espécies (Cochliomyia hominivorax) depositam vários ovos, ocasionando inúmeras larvas na lesão denominada bicheira.. Causam grande perda econômica; é um dos principais ectoparasitas de gado bovino na região que se estende do México até à Argentina; causam infecções, perda de peso, baixa produção leiteira, morte de bezerros e comprometimento da qualidade do couro.